5 exercícios para fazer na hora do trabalho

A rotina corrida do dia-a-dia, o trabalho e os afazeres domésticos muitas vezes não nos dão tempo de ir até uma academia, fazer algum esporte, ou até mesmo, fazer uma caminhada. No entanto, a importância de manter o corpo em movimento é notável, visto que os exercícios físicos são um dos grandes responsáveis por melhorar a qualidade de vida.

Mas, você sabia que é possível se exercitar enquanto trabalha? Além de manter o corpo saudável, alongamentos e atividades físicas podem reduzir as chances de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), e minimizar a pressão e o estresse. Conheça 5 exercícios para fazer no trabalho:

Ouça este conteúdo:

 

1. Elevação das pontas dos pés

Você pode fazer uma série de 30 repetições elevando as pontas dos pés. O exercício pode ser feito em pé, ou quando você está sentado na cadeira: experimente tirar os sapatos por um instante. Ou caso você trabalhe de tênis, pode realizar exercício enquanto espera a impressora tirar cópias ou fala ao telefone.

2. Elevação na cadeira

Esse exercício ajuda no fortalecimento de toda a parte central do corpo e braços. Para executá-lo, basta levantar os pés e sentar de perna cruzada, depois colocar seus dois braços nos apoios laterais da cadeira e levantar o corpo por pelo menos 15 segundos. Devem ser feitas 5 repetições.

A elevação na cadeira é ótima para quem passa muito tempo sentado(a) no trabalho. Além de fortalecer os músculos, ele é ótimo para esquentar o corpo e ajudar na manutenção do equilíbrio mental.

3. Subindo e descendo escadas

Se você trabalha em um prédio, em um coworking ou em um escritório com mais de um andar, pode substituir o uso do elevador pelas escadas! É uma atitude simples, mas que fará toda a diferença. Isso porque subir e descer escadas é uma atividade aeróbica, que ajuda na perda de peso e contribui para a circulação sanguínea.

4. Alongamento de pulsos

Passar horas digitando ininterruptamente pode causar dores fortes nas mãos e pulsos, tendo como consequência um DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)  ou até mesmo, doenças ocupacionais mais graves, como tendinite e síndrome do túnel do carpo. Para evitar isso, um simples alongamento de pulso pode relaxar os músculos e articulações depois da tensão de digitar por muito tempo no trabalho.

Com uma mão, puxe os dedos da outra mão e mantenha o braço alongado. É preciso esticar bem por, pelo menos 3 segundos. Repita o procedimento no outro braço.

Esse alongamento pode ser feito sempre que você sentir cansaço nas mãos. Caso você tenha dores permanentes no pulso, é aconselhável procurar um médico.

5. Leg Lifts

O Leg Lifts é um dos exercícios mais práticos para se fazer no trabalho. A atividade é uma espécie de alongamento de pernas, sendo recomendada para pessoas que passam muito tempo sentadas, na mesma posição.

Basta esticar as pernas e cruzá-las, colocando uma em cima da outra. Depois, levante as duas do chão e pressione a perna que está por cima, criando um “peso” sobre a perna de baixo. O Leg Lifts pode ser feito até a exaustão, quer dizer, até você sentir os músculos cansados. Repita o mesmo procedimento três vezes, alternando as pernas.

Gostou das dicas? Então siga o LabVW no Instagram e no Facebook, você  pode conferir dicas para o trabalho, para a prática esportiva e para prevenção da sua saúde.

Atendimento 👩‍⚕️